De acordo com estudo realizado pelo Banco Mundial, 58% do transporte no país é realizado por meio de rodovias. Com a dependência desse modal, o transportador enfrenta muitos desafios. Confira 4 deles:
MEDO E INSEGURANÇA NAS PARADAS
Falta de locais adequados e seguros de parada e descanso para motoristas que aguardam para entrar em cidades em períodos de restrição.
ROUBO DE CARGAS
A constante insegurança nas estradas é um dos desafios enfrentados pelos gestores de logísticas, que precisam implementar, com o auxílio da gerenciadora de risco, métodos preventivos para minimizar roubos de carga.
MÁS CONDIÇÕES DAS ESTRADAS
Os motoristas de caminhão enfrentam na sua jornada falhas na pavimentação, buracos, pouca iluminação e sinalização ruim, entre outros problemas nas estradas. Isso causa, como consequência, mais tempo para realizar entregas, danos na frota, mais acidentes e mais perigo.
FALTA DE MANUTENÇÃO
Sem manutenção preventiva, um dos maiores receios do motorista é ficar na estrada à mercê dos criminosos. Por isso, atenção aos itens que podem trazer mais segurança antes de sair na estrada.
São várias regiões pelo país em que o índice de roubos é elevado e a frequência também. Para esses locais, existem determinações específicas nas apólices de seguro sobre como agir.
Essas definições devem ser seguidas à risca. Caso contrário, se ocorrer algum sinistro nessas localidades, o seguro pode ser inclusive negado.
É por isso que a Global5 realiza a análise minuciosa da apólice e inclui no Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) estratégias para atender ao que consta na apólice. Exemplo disso é a proibição de abastecer o caminhão em um raio de distância antes e depois de determinada região.
Diante dessa exigência, os especialistas da Global5 nas áreas de risco elaboram planos para que o caminhão não precise parar nessas regiões. Isso demanda estudo sobre rotas, situação das estradas, pontos de paradas, entre outras estratégias customizadas para cada situação.