Carga valiosa: como saber se a sua é?

Muitas empresas ficam na dúvida se a carga que transportam é valiosa ou não. Para responder essa questão, é preciso analisar o que é valor para a empresa. Isso não significa apenas mercadorias com alto valor agregado, mas também o caminhão em si, que também é alvo das quadrilhas especializadas.

Quanto às cargas mais visadas no mercado, destacam-se aquelas em que os criminosos encontram uma ampla demanda e sua distribuição é rápida e de difícil rastreio.

Entre as mercadorias com maior interesse pelo mercado clandestino, estão os eletroeletrônicos (celulares, TVs, videogames, notebooks), os produtos farmacêuticos (remédios, vacinas), têxteis, autopeças e combustíveis.

Sair do pátio da empresa e pegar a estrada é sempre um risco, porque estamos lidando com mercadorias de alto valor agregado e que são alvo das quadrilhas especializadas.

São produtos difíceis de rastrear, cuja distribuição é facilitada no mercado pelos interceptadores, que já possuem os canais certos para escoar rapidamente as mercadorias.

Se é um risco sair nas estradas, como é possível se prevenir dos ataques dos criminosos? Um exemplo disso é a contratação de um serviço como o da Global5, de gerenciamento de risco.

A Global5 elabora todo planejamento para minimizar os riscos no trajeto com diversas estratégias que constam do Plano de Gerenciamento de Risco (PGR). Além disso, a partir da Solicitação de Viagem (SM), todo caminhão que parte para as estradas é acompanhado minuciosamente, o que dá mais tranquilidade ao transportador e ao motorista.

Conheça o que é o PGR e nossas soluções em Gerenciamento de Risco.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp