De que forma a prevenção de acidentes e avarias reduz seus custos

Direção defensiva não se trata apenas de indicar quais os comportamentos mais adequados na estrada. Vai muito além disso.

Um veículo parado na estrada por acidente ou avarias é sinônimo de prejuízo, porque muitas vezes vai precisar seguir para a oficina mecânica a fim de conserto.

Além disso, o próprio motorista ficará ocioso durante esses dias se não houver um caminhão extra para que ele siga viagem.

Por esse motivo, a prevenção de avarias reduz custos e isso só é alcançado por meio de conscientização sobre as situações de risco que envolvem dirigir nas estradas e como cada profissional pode dar sua contribuição para evitá-las.

É aí que entra o programa Global Safe Road, que realiza um levantamento completo das situações de risco, analisando todos os indicadores, quais os motoristas exemplares e os que necessitam de maior orientação.

Todo mês são gerados dados estatísticos que demonstram que as estratégias de direção defensiva dão resultado, já que é redução de avarias, mais tempo rodando na estrada e mais performance.

Lembre-se também que os acidentes em rodovias federais brasileiras somam cerca de 63,4 mil ocorrências no ano. Isso representa 10 mortes a cada cem vítimas. Além das cargas, a Gerenciadora de Risco como a Global 5 também ajuda a diminuir mortes nas rodovias.

Isso acontece por meio do programa Global Safe Road, que traz estratégias para minimizar avarias e acidentes. Para isso, a Global5 utiliza ferramentas avançadas e específicas para analisar os índices de sinistralidade na sua operação de forma personalizada, bem como especialistas em prevenção de acidentes e analistas que identificam os níveis de riscos e que tipo de ação é necessária para que os seus motoristas possam ir e voltar em segurança.

  1. Um motorista que adota atitude de direção defensiva é valioso para a empresa. Anote 5 atitudes para dirigir de forma defensiva:
  2. Esteja sempre consciente do que acontece à sua volta de forma a prever possíveis perigos.
  3. Mantenha distância segura atrás do veículo à frente para que não precise frear constantemente, e não permaneça em posição que falte espaço suficiente para evitar uma colisão
  4. Concentre-se em apenas uma tarefa por vez. Há muitas coisas que podem ser puras distrações – dispositivos eletrônicos como telefones celulares, laptops e unidades de GPS, bem como fatores como fadiga e preocupações sobre casa ou trabalho.
  5. Cuidar da saúde física é essencial, já que audição, visão e fadiga podem afetar a capacidade de condução.
  6. Uma atitude defensiva começa antes mesmo de assumir o volante, verificando os itens do veículo e fazendo checklist antes de pegar a estrada.

Avarias e acidentes são duas situações que podem ser evitadas desde que sejam tomadas providências para que os profissionais mudem suas atitudes na frente do volante. Isso ocorre com programas de conscientização, indicadores e promoção de incentivos internos.

Conheça o Programa Global Safe Road.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp