Conheça 6 razões para contratar uma gerenciadora de risco

Como já abordado em artigo sobre o que é gerenciamento de risco e para que serve, o objetivo desse trabalho é preservar a carga transportada e também a vida das pessoas envolvidas no setor. Afinal, é o motorista que está sendo prejudicado caso haja algum inconveniente na estrada.

Talvez a pergunta que mais se ouça quando as empresas estão avaliando o serviço seja: Por que minha empresa deve contratar uma gerenciadora de risco?

E aqui vão algumas razões que podem guiar essa decisão, mas é bom ressaltar que nem sempre o transportador ou gestor têm em mente todos os riscos a que a carga está exposta durante um trajeto.

1. Expertise

Nem sempre o embarcador, transportador ou gestor conhecem em profundidade toda complexidade que envolve o gerenciamento de risco. Vai desde cuidados com contratação de pessoal até locais seguros para a pernoite, de sistemas de monitoramento com todo detalhamento do trajeto até roteirização e treinamentos.

2. Análise profunda da apólice de seguro

Quando a carga é segurada, o transportador recebe a apólice de seguros, documento emitido pela seguradora, que traz os direitos e deveres de empresa contratante e seguradora, bem como as diretrizes gerais para o transporte da carga. A gerenciadora de risco ajuda as empresas a entender esse documento e atender todas as exigências ali contidas para que, em caso de sinisto, a empresa possa receber o seguro sem nenhum entrave.

3. Plano de Gerenciamento de Risco (PGR)

A gerenciadora de risco analista profundamente a apólice de seguro e, com base nas exigências ali elencadas, elabora o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR). Este é um documento emitido pela gerenciadora de risco, onde constam os aspectos operacionais para cumprir os itens da apólice e se destina a todos os envolvidos na operação do transporte.

O PGR traz as diretrizes que a empresa, a transportadora e o motorista devem cumprir. São informações como postos e locais onde a parada é permitida, monitoramento, acionamento de pronta-resposta e muito mais.

4. Tecnologia a serviço do transporte seguro

Outra razão para contratar o serviço de gerenciamento de risco é todo aparato tecnológico envolvido numa estratégia de transporte de cargas valiosas. Tudo que consta na apólice de seguro e no PGR se transformam em dados que serão parametrizados e inseridos num sistema personalizado para o transporte de determinada mercadoria. Toda roteirização, áreas autorizadas de paradas, postos homologados para pernoite, sensores dos mais diversos e todo controle da viagem serão automatizados pelos técnicos e especialistas em TI.

5. Treinamento em Direção Defensiva

Como é o motorista o profissional responsável pelo transporte, é essencial que ele receba treinamento específico para o transporte de carga de risco, com orientações sobre direção defensiva e o que fazer em casos de abordagem. A direção defensiva traz diversas estratégias para a boa condução do veículo de maneira segura e assertiva, com economia e produtividade.

6. Redução de custos

Por fim, mas não menos importante, é a redução de custos observada ao longo do trabalho da gerenciadora de risco. Isso porque a contratação desse serviço aumenta a garantia de que a mercadoria chegará ao destino. Não há maior prejuízo do que ter a mercadoria roubada e muitas vezes o veículo levado pelos criminosos. Nesses casos, uma “pseudo” economia deixando de contratar a gerenciadora pode colocar a empresa a perder o ressarcimento do seguro caso algum item tenha sido deixado de se cumprir. Por isso, ter uma gerenciadora de risco é, sim, redução de custo no final das contas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp